• Rua Paulo Orozimbo, 391 - Cambuci, São Paulo-SP - CEP: 01535-000
  • PABX: (11) 3385-6056 / Comercial: (11) 3385-6059

18 set

De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho e OIT – Organização Internacional do Trabalho, desde 2012 (quando os dados passaram a ser contabilizados) até hoje, já foram gastos mais de R$ 23 bilhões com benefícios acidentários.

Outros dados do Observatório, atualizados em tempo real, também chocam como 1 acidente de trabalho a cada 47 segundos; 1 morte por acidente a cada 3 horas e meia e R$ 1,00 gasto a cada 7 minutos com benefícios acidentários (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-acidente-sequelas).

“A maioria desses acidentes de trabalho poderia ser evitada se equipamentos de proteção fossem utilizados, se a atenção no trabalho fosse maior e se trabalhadores e empresas, muitas vezes, não fossem imprudentes”, enfatiza Dr. Maurício Sobral, diretor da Aclimed, Clínica de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho.

Atenta aos índices alarmantes, médicos do trabalho da Aclimed elencam dicas para o trabalhador adotar uma postura preventiva em sua rotina:

Tenha foco e atenção totais – evite pensar nos seus problemas pessoais, brincadeiras ou assuntos aleatórios durante a sua jornada de trabalho.

  1. Não trabalhe com pressa – não realize nenhuma atividade de modo rápido, burlando regras de segurança.
  2. Tire todas as dúvidas – caso não se sinta seguro em realizar um trabalho por ter dúvidas, procure um técnico mais experiente ou seu supervisor.
  3. Faça o check list – inspecione os seus equipamentos e o maquinário. Caso detecte algum problema, comunique a irregularidade para o seu líder, imediatamente.
  4. Não improvise – não faça gambiarras em máquinas e ferramentas e nem busque fazer o que não foi treinado para executar.
  5. Treine e oriente – a cada novo colaborador que ingressar em seu setor dê dicas, auxilie-o no que puder. Mesmo que ele tenha feito os treinamentos, é normal não se lembrar de tudo no início, tenha paciência.

Leave a Comment